24.4.09

Países e Nacionalidades 1 - Suécia/Sweden

E começa hoje a rubrica de Países e Nacionalidades.
Basicamente será o resumo das viagens que vou fazendo pelas Europas e não só mas também.

A semana passada estive na Suécia, tenho lá ido.
Os Suecos são boa gente. Bem dispostos, gostam de se rir, sentido de humor, e são gente gira. Apreciam o valor da amizade, têm alma. Já é a quarta vez que estive na Suécia...e vou passar o mês de Junho em Malmö.

Gostam da sua música também...os bons "The Sounds", "The Cardigans", "The Hives", "Peter,Bjorn and John"
e os outros "Abba" "Roxette", "Ace of Base".


O país é lindo de Maio a Agosto. O resto dos meses é um bocado complicado visto que existe muito pouca luz durante pouco tempo. Em Novembro tive por lá e era dia das 09:30 às 15:30. DASSSE!!!!!


A trabalhar é outra história...têm grandes empresas como a Ericsson (acho eu que é Sueca), Volvo, Saab, Scania e a IKEA...mas a minha experiência diz-me que são uns gajos que têm dificuldades a tomar decisões. E a porem o coração e entusiasmo no trabalho. Não desencalham...ou em vernáculo Nortenho: não fecundam, nem saem de cima.

Por isso é que o IKEA resultou bem por aqueles lados. têm tempo e paciência para lerem os manuais e montarem tudo que vêm empacotado do IKEA.

E conseguem achar piada às campanhas de comunicaçâo do IKEA.


Mas a trabalharem a minha experiência nâo é a melhor.
Fora do trabalho, tá-sse bem Yo motherfunker na Suécia. Têm festas, feiras, quaquer desculpa para emborcarem umas cervejas e umas Vodkas. Ora aqui está a melhor empresa Sueca de sempre - Absolut Vodka.



Gostam também de "Ice Bars" a beberem vodkas em copos de gêlo. Foto abaixo a ilustrar. A malta tem que se vestir assim porque o bar todo é de gêlo, os copos, enfim. Tá frio...tem piada durante o tempo de beber três shots.




Acho piada a duas coisas muito tipicas dos Suecos.

É o único país do mumdo onde ainda se vê muita gente a consumir tabaco de mascar. Ninguém me conseguiu explicar porquê. Mas conheco dois suecos e uma sueca (diferentes idades) e vê-se na rua malta a fazê-lo. Tentem e preparem-se para uma má disposição que pode ser de índole variada (intestinal, tosse convulsa durante três dias, rouquidão instantânea, etc.).

Se calhar até nao podem ser o único país na Mundo, mas na Europa (Escandinávia inclusive) de certezinha.

Depois são as Saunas (os filandeses também são loucos). Estádios de bola com saunas incorporadas nos camarotes???? suas e vês a bola, sem cueca, com toalha. O que sempre sonhei...!! é uma maravilha. Isto é verdade....

Eu gosto de saunas...mas a toda a hora? naaaaa. E na Suécia e Finlândia, os Homens e Mulheres não se misturam. Saunas não são mistas. Por isso, não emigrem já para a Suécia.....calma.

Basicamente, é na Sauna que se diz mal, que se confidencia com as amigas, que se está sozinho. é também um sitio onde os ricos e menos ricos (isto é a Suécia) estão em toalha de igualdade. Mais coisa, menos coisa (esse grande blog) as saunas sao para estes necas, como os cafés para os latinos.

A Suécia é também um país de contrastes...uma qualidade de vida brutal (com 50% de impostos o Governo subsidia tudo que é importante) mas têm uma elevada taxa de suicídios. Acho que esta relacionado com aqueles meses todos onde a luz é escassa - 6 a 7 horas de luz por dia; RAIOS QUILHE!!!

Mas também acho que os Suecos não têm desafios. Tudo funciona desde que nasceram, tudo funciona, tudo calmo desde pequenino. é muito raro os Suecos se irritarem...a mim isto dá jeito porque é um interruptor porreiro - eu irrito-me, falo alto, eles incomodam-se, ficam pardais loucos, e comeca tudo a andar para a frente...

Onde é que eu ia? AAHHH suicidio. Matou-se o desejo de continuar.

Também gosto o constante desejo de não serem Dinamarqueses nem Noruegueses. E tenho que dizer que os Suecos são diferentes dos Noruegueses. Mas, para um gajo de fora, sâo muito parecidos com os dinamarqueses.

A lingua é muito engraçada e têm nomes de terrinhas....únicas.


P.S: foto enviada pelo Guimarães que é de Guimarães e que vive em Estocolmo.

Tenho que bazar e ir jogar Sueca na Suiça.
Por isso avanco com o resumo.
Vale a pena ir à Suécia durante o Verão....dia 19 Junho por exemplo é a loucura nacional, um festim com 24 horas seguidas de luz (approx.). Para quem é solteiro e precisa de espairecer... a combinaçâo de gente bonita, liberal, que gosta de beber copos----- tem potencialidade. Para que é solteira ipsis verbis. Onde quer que estejam se conhecerem um Sueco ou uma Sueca, não cortem o trunfo, não vão de bisca sêca. Invistam nessa pessoa, porque existe uma boa probabilidade de ser boa gente.

Sempre a considerar-vos,
Abreijos,
CL