24.4.09

Países e Nacionalidades 1 - Suécia/Sweden

E começa hoje a rubrica de Países e Nacionalidades.
Basicamente será o resumo das viagens que vou fazendo pelas Europas e não só mas também.

A semana passada estive na Suécia, tenho lá ido.
Os Suecos são boa gente. Bem dispostos, gostam de se rir, sentido de humor, e são gente gira. Apreciam o valor da amizade, têm alma. Já é a quarta vez que estive na Suécia...e vou passar o mês de Junho em Malmö.

Gostam da sua música também...os bons "The Sounds", "The Cardigans", "The Hives", "Peter,Bjorn and John"
e os outros "Abba" "Roxette", "Ace of Base".


O país é lindo de Maio a Agosto. O resto dos meses é um bocado complicado visto que existe muito pouca luz durante pouco tempo. Em Novembro tive por lá e era dia das 09:30 às 15:30. DASSSE!!!!!


A trabalhar é outra história...têm grandes empresas como a Ericsson (acho eu que é Sueca), Volvo, Saab, Scania e a IKEA...mas a minha experiência diz-me que são uns gajos que têm dificuldades a tomar decisões. E a porem o coração e entusiasmo no trabalho. Não desencalham...ou em vernáculo Nortenho: não fecundam, nem saem de cima.

Por isso é que o IKEA resultou bem por aqueles lados. têm tempo e paciência para lerem os manuais e montarem tudo que vêm empacotado do IKEA.

E conseguem achar piada às campanhas de comunicaçâo do IKEA.


Mas a trabalharem a minha experiência nâo é a melhor.
Fora do trabalho, tá-sse bem Yo motherfunker na Suécia. Têm festas, feiras, quaquer desculpa para emborcarem umas cervejas e umas Vodkas. Ora aqui está a melhor empresa Sueca de sempre - Absolut Vodka.



Gostam também de "Ice Bars" a beberem vodkas em copos de gêlo. Foto abaixo a ilustrar. A malta tem que se vestir assim porque o bar todo é de gêlo, os copos, enfim. Tá frio...tem piada durante o tempo de beber três shots.




Acho piada a duas coisas muito tipicas dos Suecos.

É o único país do mumdo onde ainda se vê muita gente a consumir tabaco de mascar. Ninguém me conseguiu explicar porquê. Mas conheco dois suecos e uma sueca (diferentes idades) e vê-se na rua malta a fazê-lo. Tentem e preparem-se para uma má disposição que pode ser de índole variada (intestinal, tosse convulsa durante três dias, rouquidão instantânea, etc.).

Se calhar até nao podem ser o único país na Mundo, mas na Europa (Escandinávia inclusive) de certezinha.

Depois são as Saunas (os filandeses também são loucos). Estádios de bola com saunas incorporadas nos camarotes???? suas e vês a bola, sem cueca, com toalha. O que sempre sonhei...!! é uma maravilha. Isto é verdade....

Eu gosto de saunas...mas a toda a hora? naaaaa. E na Suécia e Finlândia, os Homens e Mulheres não se misturam. Saunas não são mistas. Por isso, não emigrem já para a Suécia.....calma.

Basicamente, é na Sauna que se diz mal, que se confidencia com as amigas, que se está sozinho. é também um sitio onde os ricos e menos ricos (isto é a Suécia) estão em toalha de igualdade. Mais coisa, menos coisa (esse grande blog) as saunas sao para estes necas, como os cafés para os latinos.

A Suécia é também um país de contrastes...uma qualidade de vida brutal (com 50% de impostos o Governo subsidia tudo que é importante) mas têm uma elevada taxa de suicídios. Acho que esta relacionado com aqueles meses todos onde a luz é escassa - 6 a 7 horas de luz por dia; RAIOS QUILHE!!!

Mas também acho que os Suecos não têm desafios. Tudo funciona desde que nasceram, tudo funciona, tudo calmo desde pequenino. é muito raro os Suecos se irritarem...a mim isto dá jeito porque é um interruptor porreiro - eu irrito-me, falo alto, eles incomodam-se, ficam pardais loucos, e comeca tudo a andar para a frente...

Onde é que eu ia? AAHHH suicidio. Matou-se o desejo de continuar.

Também gosto o constante desejo de não serem Dinamarqueses nem Noruegueses. E tenho que dizer que os Suecos são diferentes dos Noruegueses. Mas, para um gajo de fora, sâo muito parecidos com os dinamarqueses.

A lingua é muito engraçada e têm nomes de terrinhas....únicas.


P.S: foto enviada pelo Guimarães que é de Guimarães e que vive em Estocolmo.

Tenho que bazar e ir jogar Sueca na Suiça.
Por isso avanco com o resumo.
Vale a pena ir à Suécia durante o Verão....dia 19 Junho por exemplo é a loucura nacional, um festim com 24 horas seguidas de luz (approx.). Para quem é solteiro e precisa de espairecer... a combinaçâo de gente bonita, liberal, que gosta de beber copos----- tem potencialidade. Para que é solteira ipsis verbis. Onde quer que estejam se conhecerem um Sueco ou uma Sueca, não cortem o trunfo, não vão de bisca sêca. Invistam nessa pessoa, porque existe uma boa probabilidade de ser boa gente.

Sempre a considerar-vos,
Abreijos,
CL

8 comments:

  1. E têm uns bolinhos de canela muito fixes para beber com vinho aquecido!!

    ReplyDelete
  2. Jovem inconsciente26 April 2009 at 19:00

    Não são de canela, são de gengibre.

    ReplyDelete
  3. ops! enganei me! pensei que fossem de canela, fazem parte da doçaria tradicional do natal! são muita bons!

    ReplyDelete
  4. Jovem inconsciente26 April 2009 at 19:13

    Boas são as mesas do Ikea com pernas de gaja. Isso é que é mobiliário ergonómico.

    ReplyDelete
  5. Quando vieres a Espanha, diz qualquer coisa!!!

    Abraço!

    ReplyDelete
  6. Bixo!

    Estou a gostar do teu blog. Identifiquei-me muito com a parte em que dizes que o Tuga dá muito mais valor ao país que tem, quando de lá sai para ir para a faina noutros mares.

    Curioso começares esta rubrica pela Suécia. Como sabes a minha mulher é sueca, a minha filha vai ser meia sueca, vivi lá 1 ano e vou lá com frequencia.

    Discordo radicalmente de ti quanto a trabalho... é, de longe, pelo menos para já, o melhor pais onde trabalhei: as reuniões começam sempre a horas, a estrutura das empresas é muito pouco piramidal e as opiniões dos subordinados são apreciadas, i.e. os chefes não têm problemas em admitir que não têm razão. Toda a gente rema para o mesmo lado e são muito eficientes. Pausazinhas para café a cada 30 minutos não existem e é por isso que conseguem sair do trabalho às 16:00 para estar com a familia e amigos.

    Outra coisa que aprendi também é que a ideia de taxas de suicidio lá serem tão mais elevadas é um mito. O que acontece é que os Escandinavos contabilizam melhor esta informação do que noutros paises em que não há dados oficiais e o suicidio é uma vergonha grande demais para se tornar publico.

    No Verão é de facto um paraiso aquilo, mas no Inverno não é assim tão mau. Claro que a luz faz falta e a sua ausencia deprime, mas eles compensam com o facto de serem muito sociais e extremamente activos na vida ao ar livre, mesmo quando está um frio de gelar os tin-tins (não confundir com uma das tuas bandas favoritas).

    Curioso dizeres isso das saunas... ignorava completamente... mas claro que tivemos amostras diferentes e por isso temos opiniões diferentes em vários tópicos.

    O tabaco que eles usam não é de mascar. Chama-se "Snoos" e coloca-se na gengiva, apertado pelo lábio superior, numa zona do corpo onde a espessura da pele é menor e fortemente irrigada por vasos sanguinios, facilitando a absorção da cena directamente no liquido. É fortissimo e nada atraente, mas não é exclusivo dos Suecos... Dinamarqueses e Noruegueses também bombam...

    Isto vale? Ter comentários tão longos? Não é falta? Quantas faltas posso dar?

    2 Abraços e 1 beijo,
    d

    P.S. Ainda me deves uma visita à Cote, seu merdas!

    ReplyDelete
  7. Claudia Miguel6 May 2009 at 17:36

    Oi Carlos, apenas relativamente à taxa de suicídio... sabes que a mais elevada da Europa é precisamente a ... Suiça?? Verdade verdadinha, só não sai cá para fora... e há histórias reais contadas até por pessoas com quem já trabalhei aí, de locais já costumeiros para a prática. Quanto à Suécia, já o nosso amigo Sérgio me tinha dito que era mais um mito do que propriamente verdade... e verdade é que também estive na Suécia em Novembro, final de Novembro e fiquei pasma com a vida que existe na cidade mesmo estando escuro às 14h30 da tarde e com a vida nocturna existente. Este fds passei por Malmö... mais um dia em que o tempo não estava grande coisa, já estava a escurecer, mas Lilla Torg estava à pinha! Continua a contar coisas. bjs do Chiado

    ReplyDelete
  8. Oi Lucas,

    Eu estive na Suécia (Gotemburgo) em Maio.. e achei aquilo uma pasmaceira.. (nada das loucas imagens da Suecia dos anos 70)..
    A entrada no Aeroporto de Estocolmo até prometia... o "portal" apitou e fui revistado por uma moçoila que presumo sueca.. o que nunca me tinha acontecido e dificilmente ira acontecer por outras paragens menos evoluidas..

    De resto.. mais nada..

    Os fans do Gotemburgo (que vestem de azul e branco)vinham do jogo como se viessem da missa.
    À noite tudo fechado.. (também era domingo e na 2ª feira igualmente)..
    As empregadas ao menos era quase todas simpáticas.. mas nada parecidas com a Figo's women.
    Quanto ao tabaco de colocar na bochecha experimentei há 2 semanas quando um trabalhador dessa empresa sueca veio nos dar formação. Um alemão que vive na Suécia com uma Finlandesa.. Que mistura..
    Consegui apenas aguentar uns 30 segundos.. e depois tive de deitar fora..

    Auto-estrada... Saab 95 aos religiosos 120 km/h..
    Metaleiros (verdadeira religião na Escandinávia) nada.. deviam estar a emborcar SuperBocks ou na floresta ou à frente do Youtube.
    Quanto ao resto.. vai dando noticias.. quero ler mais algumas coisitas deste mundo..

    Aquele abraço do Rui
    AKA "O Engenheiro"

    ReplyDelete