15.4.09

Portugal e ser Português I



Acho bem que o primeiro artigo seja sobre o meu país e em Português. Pensando bem a principal razão pela qual começo o "Só sei que não vou por aí" por Portugal é porque vivo fora de Portugal, a Páscoa foi passada longe da familia e porque hoje a bola rola em Português.



Merda. sou mesmo Português...!!! O primeiro parágrafo que me sai dos dedos tem três caracteristicas costumeiras...estou a queixar-me, a familia e o futebol.

E se contar com o nome do blog: sou contra.... qualquer coisa.


Uma das pequenas coisas que mudaria sobre a nossa identidade é a nossa capacidade de nos menosprezar e dizermos que somos piores, que temos menos, que lá fora é melhor, que somos pobres de espirito....
Tenho uma novidade para quem vive no cantinho a beira-mar plantado que muitos dos que vivem cá fora comungam - PORTUGAL é UM PAÍS DO CARAçAS, E OS PORTUGUESES NÃO FICAM A DEVER NADA A NINGUéM.


Para quem nunca viveu fora de Portugal, a forma mais simples de perceber isso é emigrar durante um ano ou mais. Para qualquer lado.


Para os outros vamos lá tentar ser factual:

1) temos uma história da qual nos podemos orgulhar (excl. termos inventado a escravatura)

  • fomos a primeira nação a abolir a escravatura,

  • a revolução dos cravos,

  • começamos a Nossa mui digna nação com um filho a dar umas chapadas à mãe,

  • o animal de estimaçâo dos Obamas é português,

  • etc....

2) temos uma gastronomia incomparável


  • bucho

  • tripas à moda do Porto

  • bacalhau à la...

  • o peixinho e o marisco melhor da Europa

  • o tremoço (i.e. - vem do tremoçeiro)

  • enguias e milharas (acho que seria o nome do meu restaurante)

  • e a nossa maior vantagem é simples: os nossos chefes de cozinha comem e gostam de comer!!!! Garanto que todos os chefes Europeus que conheço são magros. E eu penso....atão??? passam a bidinha rodeados dos melhores condimentos e febras e são magros....naaaaaa. Andam na profissão por dinheiro e não por devoção..... os Nossos são melhores mesmo com buço. Mas são avantajados como devem ser....

3) Portugal hoje:







encontra-se entre os 20 países do mundo com melhor qualidade de vida



Isto é factual...sem o mínimo de parcialidade. googlem para aí....para encontrar provas contra. Não conseguem.


4) Os Portugueses têm um país lindo e com um tempo (não preciso de escrever mais nada)


  • afinal preciso de dizer que a malta não tem noção da importância deste factor. tentem viver num sitio onde não se vê o sol durante 3 meses...e depois falem comigo.


5) Os Portugueses sentem

  • isto fica para outro blog porque nâo tenho tempo.....mas o sangue na guelrra, o facto de que nos queixarmos, que berramos e gritamos, fazemos birras, choramos e rimos, buzinamos para caraças....não tenho tempo.

  • tentem viver num sitio onde o silêncio é promovido, ninguém ri nem berra, durante 3 meses...e depois falem comigo.


6) Um ponto mais pessoal...as mulheres portuguesas são dificeis mas dão 5-0 ao resto: às espanholas (falam muito alto), francesas (não tomam banho o suficiente), inglesas (ausência de classe), alemãs (bebem muito, muita despesa), suiças (o sovaco quer-se sem pêlos sff), escandinavas (muito altas e não sabem cozinhar), italianas (sabem cozinhar mas as despesas para a cosmética são quilhadas), americanas (o sotaque irrita-me). As da Europa de leste tão quase lá mas são loiras e não conseguem se apaixonar por ninguém. E eu gosto de paixão...



E fechamos com uma música....

http://www.youtube.com/watch?v=EHaGyi7o15c

6 comments:

  1. "isto fica para outro blog porque nâo tenho tempo.....mas o sangue na guelrra, o facto de que nos queixarmos, que berramos e gritamos, fazemos birras, choramos e rimos, buzinamos para caraças....não tenho tempo"

    Demais padrinho!

    E é com o sangue a correr a mil que virei cá ver como irás mudar o nosso mundinho!

    Que FIXE!!

    Ps: estética simple and sharp!

    ReplyDelete
  2. venho dar-te as boas vindaaaaaaaaaaaaas! :D :D
    que fixeeeeeeeeeeee! isto agora vai ser visita-lo todos os dias! falaste tanto de Portugal e de ser Português, mas esqueceste-te de dizer que fazes falta aos amigos que cá estão! :) É a "costumeira" saudadinha! bjoooos

    ReplyDelete
  3. bvnvbnvbnvbnvbnv

    ReplyDelete
  4. Bolas, como me revi neste texto.....e como concordo contigo!

    ReplyDelete
  5. Loved it!!! suitable, indeed...
    Dá para ver como estás "mortinho por chegar a casa" (mas não como no filme, obviamente...)

    Welcome.

    Take care.

    ReplyDelete
  6. Calos,
    bravo! Conseguiste colocar nestas frases aquilo que sinto todos os dias... quando venho a conduzir pela Marginal para o trabalho e vejo esta luz que incide sobre o Tejo, mesmo com dias de mau tempo... e penso "bolas como é que uma pessoa consegue/conseguiu estar longe disto..." Por vezes outros valores se levantam bem sei, been there, done that.
    Continua a escrever! Escreves bem, tens jeito!
    bjs
    Claudia

    ReplyDelete